ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ÓLEOS ESSENCIAIS E ESSÊNCIAS AROMÁTICAS,E A AOMATERAPIA ADEQUADA PARA CADA AMBIENTE DA CASA

 

Entenda a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas (Foto: Reprodução Getty Images)

Entenda a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas (Foto: Reprodução Getty Images)


Entenda a diferença entre óleos essenciais e essências aromáticas

Essências e os óleos essenciais possuem propriedades completamente diferentes, aqui a aromaterapeuta Renata Ferraz explica a diferença

Entre as práticas de bem-estar que ganharam destaque nos últimos meses, a aromaterapia e os óleos essencias estão entre os mais populares. No entanto, embora muitos não saibam as essências e os óleos essenciais possuem propriedades completamente diferentes. De acordo com a aromaterapeuta Renata Ferraz, os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas que produzem uma química natural e ao inalar um óleo essencial, as moléculas existentes fazem bem tanto para a parte fisiológica, quanto emocional. "Já a essência é só um aroma sintético, fabricado em laboratório, que não traz benefícios para essas áreas. As essências são apenas um cheiro agradável, mas não atuam como os óleos essenciais”, explica Renata.

As moléculas inaladas dos óleos essenciais são microscópicas e vão diretamente para o pulmão, que se encarrega de distribuí-las por todo o corpo. O mesmo acontece com a parte emocional. “Ao inalar um óleo, em menos de dois segundos, o sistema límbico do cérebro é acionado”, completa. Os óleos essenciais, inclusive, são excelentes alternativas naturais para aliviar transtornos como ansiedade, angústia, cansaço mental e insônia. Lembrando que a aromaterapia é um trabalho efetivo, personalizado, com excelentes resultados e deve ser orientado por um profissional especializado.

"O óleo essencial de lavanda, por exemplo, tem diversas propriedades como ação analgésica, antifúngica, anti-inflamatória, bactericida, sedativa e cicatrizante. A lavanda é muito indicada para ajudar a tratar o estresse, ansiedade e dificuldades para dormir", comenta. Já o óleo essencial de eucalipto é um potente descongestionante, antiviral, anti-infeccioso e antibacteriano. Especialmente útil para a parte inferior do sistema respiratório, como traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. "O óleo essencial de alecrim pode aliviar o cansaço mental e estimular a memória, além de avivar a mente", explica. 

Aromaterapia para cada ambiente da casa

Isolamento social, home office, convivência familiar intensa. Lance mão de aromas específicos para deixar o ambiente mais leve, harmônico e produtivo


Aromaterapia em casa (Foto: Getty Images)

Aromaterapia em casa (Foto: Getty Images)

Para tornar o período de isolamento social mais leve e produtivo, amplie os rituais de autocuidado para os ambientes da casa. E a melhor maneira de envolver os ambientes é escolher aromas específicos para perfumar cada espaço. Você pode usar difusores, sprays, velas aromáticas ou ainda, pingar algumas gotas de óleos essenciais no travesseiro. A terapeuta floral e aromaterapeuta Márcia Rissato indica as melhores essências.

Home Office
Para um dos espaços mais frequentados da casa em tempos de teletrabalho, a terapeuta sugere o aroma de lavanda, que acalma e traz equilíbrio emocional. Aromas cítricos como laranja doce, grapefruit, bergamota e capim-limão ajudam a garantir a concentração e o foco.


Sala de estar
E espaço de convivência com a família, ou de relaxamento e lazer para quem mora sozinho, merece uma mistura de óleo essencial de laranja doce e o floral de Bach Rescue, que garante a sensação de entrosamento, união e alegria.
 

aromaterapia_signos_home (Foto: Thinkstock)

Aromaterapia nos ambientes da casa (Foto: Thinkstock)

Cozinha
Para todos os novos chefs que estão surgindo nesse período - ou para quem já gostava de ficar horas na cozinha - uma combinação de aroma de baunilha com óleo essencial de laranja. A sensação é de acolhimento e aconchego tanto para o momento de preparo como para degustar as refeições.

Quartos
Este cômodo precisa transmitir paz e desacelerar a mente para as horas de descanso, por isso, o ideal é apostar na mistura de florais de Bach Original White Chestnut com o óleo essencial de lavanda, cedro ou sândalo.

Banheiros
O banho é um momento relaxante do dia, para que esta experiência se torne ainda mais prazerosa, o indicado é misturar duas gotas de óleo essencial de lavanda e três gotas de óleo essencial de capim-limão.

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2020/05/aromaterapia-para-cada-ambiente-da-casa.html


Comentários